terça-feira, 2 de novembro de 2010

Atividade: O efeito das cores

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES

PROFESSORA: Josenísia Silva Brito Viana
DISCIPLINA: Artes

TEMA DA AULA
Os efeitos da cor
TEMPO:
 03 Aulas

EMENTA DO CURSO
1. As cores
1.1. Cores frias
1.2. Cores quentes
1.3. Os efeitos das cores na composição



OBJETIVOS

 Expressar-se na modalidade da linguagem visual (pintura) experimentando e pesquisando suas possibilidades.
 Utilizar as cores na composição para provocar emoções e expressar sentimentos.
 Identificar quais cores transmitem emoções positivas como entusiasmo e alegria, e as que transmitem tristeza, apatia.
 Identificar como as cores interferem em nosso comportamento.
 Produção de duas obras, sendo uma com cores quentes e outra com cores frias.

PÚBLICO ALVO
 Alunos do 9º ano do ensino fundamental (9ºF, 9ºD, 9ºB e 9ºE).

CONTEÚDO A SER TRABALHADO – MAPA CONCEITUAL




ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (ESPECIFICANDO AS ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO, ISTO É, AS AÇÕES QUE ELE DEVERÁ REALIZAR).
 Apresentar aos alunos algumas obras onde prevalecem cores frias e quentes.
 Levar a turma ao laboratório de informática para que os alunos (em pequenos grupos) façam uma pesquisa de textos sobre a influência da cor em nossas emoções.
 Após a conversa inicial, exibir a vídeo aula, apresentar o mapa conceitual do conteúdo (As cores), considerando o que já sabiam o aprendizado a partir do vídeo, bem como o que precisa ser discutido para consolidar a aprendizagem dos alunos.
 Pedir para que os alunos façam duas composições: uma com cores quentes e outra com cores frias.
 Pedir para que registrem quais os sentimentos transmitidos pelas obras.

FORMA DE AVALIAÇÃO DAS MESMAS

Formativa e somativa
A avaliação formativa
 Demonstrar interesse e participação efetiva em todo o trabalho proposto.
 Valorizar o trabalho coletivo e a troca de experiência durante aprendizagem (no grupo ou individualmente).
 Demonstrar capacidade de investigação na busca de resultados.
 Avaliação somativa
 Acontecerá durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, observando a participação de cada aluno, realização das atividades propostas , a socialização dos mesmos durante as atividades propostas em grupo e apresentação dos resultados finais de acordo com o quadro apresentado abaixo:
Atividade Critério Valor
Pesquisa Arquivos salvos em pen drives ou discos virtuais enviados por e-mail ao professor 1,0


Composição Realização de duas obras uma com cores frias, e outra com cores quentes 1,0
Total 2,0


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caderno de Orientação Curricular de Arte, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Acre, Versão Preliminar, 1999.
Meira, Beá- Projeto Radix Arte: livro do professor – 7ºAno. Editora Scipione 2009.
http://tcheensino.pbworks.com/w/page/2%C2%AA-vers%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário