sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Conceito de Currículo

Atividade 4.7: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias no Currículo.
Aluna: Josenísia S. Brito Viana
Turma: Lúcia Meireles


Historicamente, o conceito de currículo diz respeito à sistematização formal das disciplinas, conhecimento organizado, conteúdos e carga horária. Embora deva haver uma estrutura previamente organizada pelo professor e escola não se pode ignorar o conhecimento prévio do aluno. Sendo assim, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos e também não se limita à experiência de vida dos alunos. Deve haver para tanto um currículo em construção, aquele que aproveita a experiência prévia de vida dos alunos e transforma-a em objeto de manipulação para a produção de conhecimento.
É de suma importância que o educador insira em seu currículo o uso contínuo e eficiente das tecnologias. Através desse uso, o trabalho que começa em sala de aula pode continuar para além das fronteiras e espaço escolar dando origem a novas experiências que poderão ser integradas ao currículo. Desse modo, haverá uma construção colaborativa de saberes além de uma expansão nos contextos sociais e culturais.
Como diz o professor José Manuel Moran, como professores precisamos aprender a gerenciar atividades de pesquisas e projetos ao invés de dar aula, ser o centro, focando mais o ensinar do que o aprender. Fazendo assim, tanto o nosso currículo como nossas atividades trarão muito mais impacto na vida e no conhecimento dos alunos, pois eles não apenas receberão o “conteúdo”, mas serão participantes na construção do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário